ABS Linha Touring 2014
O que diferencia os freios vinculados Reflex com ABS dos sistemas anteriores é como os sistemas dianteiros e traseiros podem trabalhar juntos.
A ligação pode ocorrem em qualquer situação de frenagem
acima de 32 a 40km/h, com a aplicação de apenas um freio ou dos dois
A força de
ligação esta programada para fornecer um bom equilíbrio e poder de frenagem,
além de uma boa sensação para o motociclista.
Como os sistemas ABS
anteriores, os sistemas dianteiro e traseiro tem fonte de fluidos
independentes. As tubulações de freio são conectadas à unidade de controle
hidráulico central, onde válvulas controladas eletronicamente ajustam as
pressões aplicadas para evitar que a roda trave durante uma frenagem.
Em uma situação de frenagem de emergência, o condutor pisa no pedal do freio traseiro. O cilindro mestre traseiro pressuriza o fluido para o cáliper de freio traseiro.
A unidade de
controle eletrônico monitora a pressão da tubulação que passa por ela.
Em uma situação de frenagem de emergência, o condutor pisa no pedal do freio traseiro. O cilindro mestre traseiro pressuriza o fluido para o cáliper de freio traseiro.
A unidade de controle eletrônico monitora a pressão da
tubulação que passa por ela.
A unidade de controle eletrônico monitora os sensores de rodas, além da pressão da tubulação de freio. Se a combinação de pressão de freio e velocidade da roda estiver dentro dos parâmetros operacionais do programa, a unidade eletrônica acionara a unidade hidráulica para conectar os freios dianteiros e traseiros.
A frenagem vinculada também ocorrerá quando o motociclista utilizar o freio dianteiro.
Quando o freio
dianteiro é acionado, o cilindro mestre dianteiro pressuriza o fluido através
da unidade hidráulica para ambos os cálipers dianteiros.
A unidade eletrônica monitora a pressão do freio dianteiro e a velocidade da roda. Se a combinação de pressão e velocidade estiver dentro dos parâmetros operacionais, a unidade eletrônica acionará a unidade hidráulica para conectar a frenagem.
A bomba na unidade hidráulica será ativada. Esta ação pressurizará o fluido de freio
traseiro e acionará o cáliper traseiro. A pressão no freio traseiro será
monitorada pela unidade eletronica que equilibrará a pressão de acordo com a
velocidade e a pressão no manete dianteiro.
Se o
motociclista reduzir a pressão no sistema dianteiro, a unidade eletrônica
reduzirá a pressão do freio traseiro também.
Quando o motociclista usar ambos os sistemas de freios, o sistema também funcionara de forma conectada se a velocidade for superior a 32 – 40km/h.
A unidade
eletronica monitorará a velocidade das rodas e a pressão da tubulação de freio.
O sistema acionará a bomba da unidade hidráulica e ajustará a pressão aplicada
nos cálipers dianteiros e traseiro para alcançar o equilíbrio desejado.
Se ocorrer
deslizamento da roda, o sistema acionará a unidade hidráulica para modular a
pressão da tubulação para evitar o travamento da roda.
- Eficiência de frenagem
O poder geral de parada pode ser medido na desaceleração da força G. Quanto maior a força G, maior será a taxa de
parada. Esta tabela ilustra o benefício da operação vinculada quando apenas o
freio dianteiro ou traseiro é usado peço motociclista. O poder de parada quando
se usa apenas o freio traseiro é quase o dobro.
Isso representa paradas em distância menores.
E, quando combinado com a vantagem do ABS, ele oferece ao
motociclista uma resposta de frenagem contínua e previsível.
- ATENÇÃO: Inspeção das pastilhas de freio
Será importante inspecionar as quatro pastilhas do freio dianteiras durante a manutenção, devido à variação
das pressões de aplicação entre os cálipers dianteiros com o sistema vinculado
eletronicamente. Se qualquer uma das pastilhas estiver utilizad até o limite,
as quatro deverão ser substituídas.
Novo roteamento da tubulação de freio traseira
Todos os modelos Touring terão este novo direcionamneto na tubulação do freio traseiro pela montagem do pedal de apoio do garupa. Esta nova rota serve para direcionar a tubulação do freio para longe do sistema de escapamento, para impedir que o fluido absorva o calor.
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